No sentido de colaborar com a preservação da história de Chapecó, a UCEFF recebe a exposição “Polícia e Sociedade”, a qual conta por meio de objetos e registros retrata a Segurança Pública em Chapecó. A abertura ocorre na semana que comemora-se os 104 anos do município chapecoense. Além da exposição, a UCEFF promove nesta quinta-feira (26) uma live para tratar do tema e conta com a colaboração da jornalista e historiadora Mônica Haas e do juiz aposentado e advogado Irio Grolli. Além da colaboração do curso de Direito da Instituição.
Para Cledir Girotto, técnico em museu e historiador, a live vem de encontro ao que a exposição propõe que é discutir o tema complexo da segurança pública. “Na exposição não damos respostas, buscamos focar em reflexões afinal, esse é um tema complexo e multifacetado. Por ocorrer durante a semana do município, o Seminário ficou ainda mais interessante por tratar de aspectos históricos deste tema em Chapecó”, explica Cledir.
Cledir ressalta ainda que a parceria com a UCEFF foi determinante para a continuidade da exposição e demonstra a responsabilidade social desta instituição com a comunidade e com a área cultural brasileira, sempre carente de apoio e incentivo. “Torço para que essa iniciativa inspire outras empresas a firmarem parcerias com outras entidades culturais de modo a fomentar ainda mais a produção cultural brasileira”, relata.
A live será nesta quinta-feira às 19h no canal oficial da UCEFF no YouTube. A exposição já está aberta para visitação na área de convivência do Bloco A, no campus da UCEFF no bairro Palmital em Chapecó, e deve permanecer neste local até o início do próximo ano.
A exposição:
No ano de 2018 o Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) recebeu, em regime de acautelamento por parte da Polícia Civil de Chapecó, quatro mostruários contendo armas artesanais, armas de fogo, projéteis diversos, que conforme pesquisa realizada pelo Museu foram recolhidos em apreensões e organizados inicialmente para a feira “EFAPI 2009”. Além dos mostruários foram repassados ao Museu parte de um acervo documental que registra a história da Polícia Civil a partir dos anos 1940.
Cledir Girotto, técnico em museu e historiador, conta que após uma pesquisa interna, decidiu-se que a partir desta coleção seria necessário provocar um debate na sociedade sobre diferentes aspectos da segurança pública no Brasil e mais especificamente sobre Chapecó.
A exposição, em sua primeira edição, foi inaugurada no dia 23 de Maio e esteve em exibição até o dia 23 de Agosto de 2019 e recebeu um público de mais de 3.100 pessoas entre público escolar e visitantes espontâneos.
Em função do grande interesse do público no tema, os responsáveis pelo museu decidiram torná-la itinerante por meio de parceria com a Polícia Civil de Chapecó, que através do Delegado Regional Ricardo Casagrande intermediou junto à direção da UCEFF o patrocínio que permitiu que esta exposição fosse adaptada para o formato mais adequado.
A exposição foi inaugurada no campus da UCEFF no bairro Palmital em Chapecó, nesta terça-feira (24) e segue posteriormente para outros espaços da região que tiverem interesse em receber a mostra.